segunda-feira, 2 de maio de 2011

Questionamentos Pertinentes
1. Como manter o interesse nos livros, se as TIC’s estão tomando conta do espaço e tempo de aluno?
As TICS estão inseridas na prática pedagógica como instrumentos na construção do conhecimento de educandos, tendo o professor como mediador deste processo. É preciso o docente estar na busca da formação continuada, estar disposto a aprender e desenvolver metodologias compatíveis com os novos recursos digitais. É preciso ser capaz de superar barreiras, recontextualizar suas aulas, para professor e aluno juntos construírem o conhecimento.
Os métodos conhecidos não precisam ser abandonados, o que haverá será uma integração destes métodos com as formas utilizadas com as novas tecnologias, permitindo ser usada como facilitadora em uma metodologia de ensino participativo.
Mediante este cenário tecnológico, é possível modificar a forma de ensinar e de aprender e chegarmos a um ensinar mais compartilhado, orientado e coordenado pelo professor, mas com ampla participação dos alunos.
Ensina e aprender, exige hoje muito mais flexibilidade pessoal, menos conteúdos fixos com processos mais abertos de pesquisa e de comunicação.
O processo de ler, faz parte da aplicação dos TIC’s, a leitura seja ela de jornais, livros, revistas, enfim, jamais será substituída.
É a criatividade e a capacidade de integrar tecnologias novas e avançadas com outras que jamais perderam seu espaço.
Ler é um dos procedimentos mais importantes para a realização da pesquisa escolar, é não será um dos papéis principais das TIC’s o de facilitador da pesquisa?

2. Nos OAVs e no AVA apesar de uma proposta de interação dos componentes curriculares, algumas áreas não estão contempladas. Haveria possibilidades de um objeto que contemplasse todas, ou ficaria muito disperso, pouco abrangente?
Há sim a possibilidade de contemplar todos componentes curriculares, privilegiando atividades aos educandos com interação com todos componentes contemplados na construção do conhecimento, favorecendo as redes de convivência, possibilitando vivências com culturas de aprendizagem que impliquem em rupturas e interação com as práticas já vivenciadas.
Devemos também oportunizar um espaço de desenvolvimento e de pesquisa com ação-capacitação de forma sistemática.
A construção coletiva , entre os vários componentes curriculares é apresentada enquanto um processo de interação entre os participantes, no qual se vislumbra todos os lados em uma temática apenas.
Num grupo interdisciplinar, a interação entre os participantes reflete as concepções trazidas de seus campos de atuação, o que envolve a forma de trabalhar contemplando assim a elaboração de um pensamento coletivo construído, a partir do conflito entre diferentes pressupostos e interesses.
Ao mesmo tempo em que cada um trabalha com sua especificidade, as decisões sobre o que vai ser feito e a distribuição de tarefas são coletivas. Não se defende a idéia de que todos devem fazer de tudo, tendo em vista que algumas atividades dependem de um sistema de valores específicos de um determinado campo de estudo.
Os participantes devem respeitar os conhecimentos oriundos das diferentes áreas e procurar entender o que está sendo desenvolvido para efetivar trocas e trabalhar em prol de um objetivo comum, buscando refletir sobre experiências de cunho interdisciplinar.

3. Seria possível trabalhar um único projeto interdisciplinar, através de um objeto de aprendizagem, unificando todas as áreas de aprendizagem, de cada educador, como os de 5ª série, em um único projeto, com várias atividades?
Sim, desde uma vez que o planejamento destes educandos possa ser em conjunto. Mas não devemos esquecer que o tema deste objeto de aprendizagem deve ser de interesse do educando e sempre que possível, procurar relacionar com a realidade de cada um.
O tema deve ser bem abordado e explorado, em todos os seus componentes curriculares, os objetivos devem estar bem estabelecidos, as atividades devem ser bem descritas e criativas, além de ter um bom roteiro como norteador do trabalho, tendo em vista o envolvimento de tantas pessoas.
Além de agilizar um trabalho multidisciplinar, estará sendo facilitada a compreensão do conhecimento/conceitos. A clareza da relação com que cada componente vai trabalhar é fundamental.
Inclusive imaginei uma mesma escola, trabalhando o mesmo objeto de aprendizagem, mas cada um com as adaptações necessárias para cada série/ano.

4. Como podemos caracterizar o uso de objetos de aprendizagens nas escolas no contexto atual?
São recursos, muitas vezes digitais, usados para apoiar a aprendizagem, podendo conter elementos simples ou mais sofisticados, desde animações até textos e vídeos.
Pode contem objetos instrucionais e de exploração, onde o educando acaba explorando e descobrindo suas próprias idéias, fazendo assim suas construções.
Noto que, em casos raros, acontecem em salas de aula, e nos laboratórios de informática muitas vezes se perdem ou não tem relação com o tema de sala de aula, acabando com que o objeto se perca e passe a ser só mais uma tentativa.
Objetos de aprendizagem para serem utilizados precisam ter objetivos de aprendizagem bem definidos e ensinar conteúdos dos componentes curriculares aos usuários, e promover o desenvolvimento de estratégias ou habilidades importantes para ampliar as capacidades cognitivas e intelectuais dos alunos

5. Como motivar e capacitar os professores para utilizar novas tecnologias em seus projetos?
Penso que o principal desafio dos professores é o de transformar as aulas tradicionais em aulas com didáticas modernas aliadas com as tecnologias disponíveis e fazer a utilização destas ferramentas de acordo com os conteúdos trabalhados.
A realidade do ensino está muito diferente do que anos atrás e estará muito diferente daqui há alguns anos, por isso, estar atualizado será imprescindível, pois os alunos tem acesso a muita informação e os professores não poderão ser diferentes.
Ambientes virtuais são criados com muita freqüência e educandos e educadores, em seus contextos culturais, devem ser capazes de aprender, de imaginar, de inventar e, finalmente, de fazer evoluir, mesmo que modestamente, as linguagens, as técnicas e as relações sociais. Assim os sujeitos, dentro de seu próprio caminho de aprendizagem , contribuem de maneira criativa para a vida da inteligência.
É fundamental a construção de políticas de inclusão para o reconhecimento da diferença e para desencadear uma revolução conceitual que conceba uma sociedade em que todos devem participar, com direito de igualdade e de acordo com suas especificidades.
As novas tecnologias da informação e da comunicação encerram potencialidades positivas ao contribuírem cada vez mais para a integração de todos os cidadãos, estas evoluções devem estar contempladas nas escolas cada vez com mais ênfase e principalmente nas salas de aula.
A motivação para os educadores deve vir do pressupostos que estas tecnologias são ferramentas que estão vindo com o intuíto de agregar a sua aula, e que não é um bicho de sete cabeças. Poderiam surgir cursos de capacitação em grupos,pesquisas de sites e blogs,investigar o que o educando já sabe e partir daí. Penso que deve ser um componente fundamental de formação e atualização de professores, de forma que a tecnologia seja de fato incorporada no currículo escolar, e não vista apenas como um acessório. É preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira definitiva.
Também deve ser levado em conta a construção de conteúdos inovadores, que usem todo o potencial dessas tecnologias.Podemos ensinar a matemática de uma maneira que só é possível por meio das novas tecnologias, porque elas fornecem possibilidades de construção do conhecimento que o quadro negro e o giz não permitem.

6. Como as novas tecnologias digitais podem ser utilizadas na realidade que encontramos em nossas escolas?
Há inúmeras maneiras de introduzir as tecnologias, em sala, basta o educador improvisar e ser criativo e ter bem claro que não é necessário que esteja em todas as aulas.
Podemos solicitar pesquisas para casa, trabalhar com as propagandas da mídia, desenvolver trabalhos com o uso de fotografias do passado e futuro ensinando os tempos.
Em nossas escolas ainda não possuem ambientes completamente favoráveis a estes tipos de atividades, não significa que não devemos iniciar, que o professor desista de experimentar, de ousar. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas, ou seja, são formas criativas de ensinar e de educar, construídas dentro das limitações e das condições existentes de cada instituição escolar e no tempo e espaço de cada sala de aula. Não devemos perder a atitude de respeito, de aprendizagem .O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino. Só vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço da aprendizagem com sentido efetivo como ampliação do espaço de ensino aprendizagem

7. Quais as vantagens que o professor encontra ao trabalhar com objetos de aprendizagem?
Os objetos de aprendizagem são excelentes complementos às aulas expositivas que, frequentemente, se tornam muito cansativas para os alunos devido o modelo de comunicação, favorecendo a interação e colaboração nas redes de conhecimento, além de poder ser reutilizado em diferentes contextos. Servem também de auxílio aos educadores para a melhoria e o aprimoramento das aulas sendo um agente que aumente a interatividade dos educandos na própria escola, valorizando os saberes e diminuindo o isolamento, motivando assim o aprendizado.
Seu uso pode reduzir o tempo de desenvolvimento, de aprendizagem e de percepção de novas possibilidades, além de estar interagindo com um número grande de pessoas e estar sendo, também, agente de sua própria aprendizagem.

8. Que aspectos relevantes à aprendizagem um softwaer educacional deve apresentar?
Adequação dos conteúdos à realidade do educando, aplicando novas metodologias que incentivem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, além de ampliar o desenvolvimento do educando,tornando suas produções compreensíveis e navegáveis, empregando uma linguagem clara e disponibilizando meios de navegação e apropriação da informação desejada. Disponibilizar mecanismos de orientação e ferramentas de navegação que possam estar potencializando a acessibilidade. Também deve proporcionando condições para o desenvolvimento cognitivo e visando a autonomia. O uso de softwares educacionais, mais utilizados são os jogos multimídias, a programação pedagógica, ou seja, existe uma diversidade de softwares que podem ser utilizados no processo aprendizagem, desde que sejam considerados para objetivos pedagógicos. Mas é fundamental conhecer os softwares que pretende

9. Como diagnosticar se os TIC's estão realmente alcançando os objetivos propostos e não apenas sendo aplicados para estar na moda?
Creio que as TIC’s tem como principal função a de promover vida independente e inclusiva. São compostas por recursos e serviços. São estratégias de realizar as atividades propostas, de uma outra forma e dentro de suas potencialidades, ou seja vamos estar lidando com o que o educando consegue realizar e não promovendo atividades apenas pelo ato de oferecer algo.
Através dos TIC’s, o educando passa da condição, muitas vezes de apenas estar inserido em uma realidade, passando a fazer parte desta realidade, interagindo como os demais educandos.
Ressalto que não basta apenas usar as TAs e sim usar com atividades criativas, significativas, envolventes para que estes educandos tenham vontade, que consigam realizações significativas para suas vidas.

10. O objeto de aprendizagem se refere apenas à tecnologia?
Objetos de Aprendizagens,(AO), são instrumentos que educadores podem disponibilizar que venha a agregar no processo de ensino aprendizagem dos educandos. As tecnologias digitais muitas vezes acabam tendo recursos que chamam mais e dão mais entusiasmo aos educandos, mas há também muitas sugestões que podem ser retiradas das tecnologias como blogs, internet, site educativos, entre outros que são sugestões com materiais que não necessitam usar as ferramentas tecnológicas, aqui me referindo a internet, pois as maquinas de xeros também considero como tecnologia.
Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso que possa ser utilizado ou reutilizado para ser mais um suporte a aprendizagem. A principal função é ismuisar o conteúdo educacional em pequenos trechos que possam ser utilizados em vários momentos, bem como adaptáveis a qualquer momento também.
Os Objetos de Aprendizagem utilizam-se de imagens, documentos arquivos de texto ou hipertexto, dentre outros. Não há um limite de tamanho para um Objeto de Aprendizagem, porém existe o consenso de que ele deve ter um propósito educacional definido, um elemento que estimule a reflexão do estudante e que sua aplicação não se restrinja a um único contexto.
Há objetos virtuais de aprendizagens, estes sim se referem apenas as tecnologias educacionais que tem a finalidade a aplicação no ambiente educacional, a partir das novas tecnologias aplicadas a educação a aplicação direta de aulas interativas, na forma de animações e simulações, sejam elas através de animações, textos,jogos, entre outros.

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