segunda-feira, 16 de maio de 2011

Compreensão da Arte

É visível a preocupação do autor, Hernandez, com as crescentes mudanças que ocorrem na sociedade em que vivemos e como essas mudanças vão exigir outra narrativa por parte dos educadores; mudanças de pensamento que se fazem necessários em ensino de arte. Mudanças também na forma de pensar sobre identidades pessoais e comunitárias, pois são nessas relações de troca, de identidades pessoais e comunitárias que se constrõem.
Ressalto a importância do visual na contemporaneidade e do modo como as representações visuais contribuem para a constituição de maneiras e modos de ser. É preciso ainda conhecer e estudar o contexto onde estão inseridos antes de propor experiências possíveis para esse mesmo contexto.
Deve haver uma aproximação com essas realidades, partindo de uma reconstrução das próprias referências culturais e nos modos de ser, pensar e agir.
O conceito de conhecimento artístico vem sofrendo modificações, e passou a ser analisado como parte fundamental do conhecimento humano principalmente como uma forma de decodificarão e leitura de símbolos culturais, levando em conta tanto a produção das obras de arte como a compreensão dessas. A apreciação estética entendida como uma forma do desenvolvimento cognitivo, pode revela formas socialmente construídas de percepção do belo e a origem de certas referências culturais, que surgem a partir do questionamento e do dialogo sobre obras de arte ou imagens em geral.
Em meio as discussões sobre ensino de arte não poderia faltar as questões da contemporaneidade/pós-modernidade.
É muito importante se refletir sobre o conceito de pós-modernidade, pois isso influenciar todos os campos do saber gerando novos paradigmas no conhecimento. A arte passa a ser a representação de significados culturais e sociais , ganhando um vasto campo para a livre interpretação, já que em um obra de arte não há mais verdades absolutas e tudo dependera do olhar que se lança sobre ela de acordo com o contexto em que se vive.
Interpretação exige do indivíduo buscar em suas experiência pessoais significados que possam ser associados ao que ele esta vendo, essas associações colaboram para que o indivíduo complete o que ele já conhece com o novo conhecimento adquirido de acordo com suas necessidades e seu contexto socio-cultural, tornando-se um ser autônomo capaz de pensar e recriar seu próprio mundo.

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