segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bandeira Branca


Ao ler os artigos sobre a obra “Bandeira Branca Amor”, olhar vídeos da construção/montagem da obra e o artigo de Nuno Ramos, penso que a imprensa deu sua visão, com foco apenas nos Urubus sem dar a mínima importância para a obra em si.

Não houve nenhum debruçamento sobre a obra, apenas a visão de que os Urubus estavam sendo mal tratados. O que chama muito a atenção pois Nuno estava com a mesma obra(não com a amplitude da Bienal), ou seja, uma obra na qual já vinha usando os Urubus e até então nada foi dito quem dirá feito. Ou será que os ambientalistas não sabiam da existência desta obra anteriormente, nem a imprensa?

Penso que a difamação trouxe um foco a mais sobre Nuno Ramos, mas não sobre a obra, que passaram lotados, ninguém questionou qual a visão do autor, ou mesmo a visão do público. Não percebi nenhum artista se posicionando contra ou a favor.

Simplesmente a questão toda ficou na questão Urubus, se eram alimentados, se estavam bem, se tinha muito barulho, até houve preocupação com as fezes das aves.

A visão da obra ficou em um plano singular, que até então foi abafada. Aliás na real mesmo penso que esta obra serviu como escudo para tapar outras obras que estavam em exposição e que poderiam atrapalhar o momento político em que o país estava(eleições). E a imprensa serviu como manipuladora desta questão.

Noto que cada dia mais o artista tem menos autonomia de criar livremente, ou de expor sua opinião. Digamos que a liberdade de expressão esta mascarada e não acontece efetivamente, pois aos poucos podemos ver que todos podem se manifestar sobre determinada obra e pronto, a justiça funciona bem rapidinho, a imprensa divulga que é uma maravilha e todo mundo discute e dá sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário