quinta-feira, 30 de julho de 2009

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL

Após as contribuições da professora Maria Helena, no vídeo “Ser professor no contexto atual”, considero fundamentais para contribuir na constituição/formação do ser professor:
Adequação dos Currículos:
Na elaboração dos currículos deveria ser considerado o que é do desenvolvimento primordial dos educandos, ou seja, para promover o desenvolvimento humano, a escola deveria partir do que os educandos desenvolvem por si mesmo e propor novas aprendizagens que possam fazer uso dessas manifestações, assim o que foi ensinado faria sentido para os educandos e passariam a ter muito mais prazer em SER/ESTAR na escola, pois estariam fazendo realmente parte do processo de aprendizagem, estariam entendendo o que esta acontecendo e assim tendo sustentação, base para avanços de novas aprendizagens.
Realidades diferentes na sala de aula:
Conhecer os educandos e os meios ao qual estão inseridos, saber a realidade de cada um, pois só assim realmente conseguiremos atingir a cada um, saber entender o que se passa, saber os limites de cada educando e acima de tudo respeitar as limitações de cada um não exigindo mais do que ele pode oferecer e sempre, mas sempre, incentivá-los, fazer com que cada um acredite e saiba que ele pode.
Professor pesquisador:
Incansável na busca permanente de atividades que venham a contemplar os anseios de sua classe. É aquele professor que sabe não ser o dono da verdade e não fica obsoleto.É aquele que tem interesse, que faz a troca com seus alunos. É informado, está aberto a mudanças, é flexível e criativo, dinâmico. Consciente de seu papel.
Refletir sobre a prática:
O educador também deve refletir se suas práticas pedagógicas estão alcançando os objetivos propostos e não simplesmente achar que é o dono da razão e o que pensa/faz/age é o certo e deve ser aceito por todos. Retomar sempre que ver sem sentido suas aulas. O questionar, o me autoavaliar. A troca com colegas é muito importante também.
Concorrência com fatores externos:
Reporto-me aqui a fatores externos, como: televisão, mídia, informática, enfim, fatores que atraem a atenção dos educandos mais do que os conteúdos em sala de aula. E porque não poder juntar os dois extremos, como por exemplo: a cultura indígena e um paralelo com cultura brasileira, tenho certeza que seria um assunto com vários lincks a serem puxados.
Ignorar estes fatores não é a saída e sim contextualizar estes ao mundo escolar, ao que se passa dentro do espaço escolar. Um grande exemplo prático disto tudo é a ESCOLA ABERTA que junta todos os interesses da comunidade escolar, promovendo atividades que venham a interessar e assim também a incentivar a participação. O resultado é positivo.

Penso que uma educação de qualidade deve propiciar ao educando ir além dos referentes presentes em seu mundo cotidiano, transformando assim este educando em um sujeito ativo na mudança de seu contexto. Para que possa acontecer este movimento é indispensável conhecimentos escolares que venham a facilitar o educando a ter uma visão da realidade que está inserido promovendo uma ampliação de seu universo, sabendo contextualizar ambos.

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