sábado, 4 de julho de 2009

Portifólio



PORTFÓLIO

Entendo que um portfólio não serve somente como um instrumento avaliativo, mas sim uma forma de articulação entre a teoria e prática, registradas de várias formas, como textos, imagens, sons, enfim, várias opções de ferramentas que possam auxiliar minha expressão das minhas construções de aprendizagens.
Não deixa de ser um eixo organizador da aprendizagem que venho construindo, pois através dele, posso realizar avaliações, fazendo comparações entre minhas primeiras aprendizagens e as últimas, percebendo os avanços, revendo práticas, reelaborando , repensando sempre minhas práticas.
Nele posso e devo ousar, expressar sempre meu pensamento, criar, recriar, inventar, socializar o que sei, aprendi, penso, faço, enfim, minhas atuações podem ser observadas através da forma como vim desenvolvendo as atividades, podendo demonstrar também minha consciência crítica e pessoal, diante de algumas provocações e até mesmo diante de questionamentos.
Um lugar onde se pode organizar o que se aprendeu, não jogar tudo que se fez, mas sim as atividades que realmente tiveram significados para meu crescimento, enquanto profissional, pessoal e enquanto aluna, pois também não deixa de ser um espaço de troca, interação entre eu e meu educador, onde este também irá analisar a minha interação, meu envolvimento e comprometimento com o que vem sendo oferecido.
É a minha construção, minha forma de mostrar o que venho aprendendo, ninguém aprende igual, o que nos torna diferentes, mas ao mesmo tempo singulares, pois meus colegas também terão seus portfólios, mas cada um com suas características pessoais e ao mesmo tempo atreladas as minhas, pois é a nossa forma singular de mostrar nossas mudanças de paradigmas , sem deixar de ser uma mudança coletiva e ao mesmo tempo individual e personalizada.
Murphy (1997,p.73) considera que os portfólios oferecem uma das poucas oportunidades em que os educandos podem exercer seu julgamento, iniciativa e autoridade.
E ainda Hernadez (2006), nos reporta para um outro ponto importante, o portfólio não avalia a aprendizagem ou os resultados: ele é um instrumento de avaliação PARA a aprendizagem. Isso quer dizer que ele faz parte da aprendizagem dentro do aprender para tomar consciência, onde o aprendiz deve se sentir envolvido na aprendizagem, ele deve ter voz, ser sujeito e precisa dar conta para os outros e o faz quando socializa aquilo que sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário