quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENSINO DE ARTES HOJE
 
"Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se patrimônio da maioria e elevando o nível de qualidade de vida da população."
Ana Mae Barbosa


 É possível ensinar arte? E o que é ensinar arte? A resposta depende do que se entende por ensino de arte.
Cabe à Arte promover a compreensão do aluno, para que ele, diante deste universo de imagens, possa saber cada ver mais sentir, ver, olhar, aguçar a percepção, ter vontade de descobrir, de falar com o outro sobre o que viu; saber fazer associações com que está vendo e vivendo; enfim, encontrar na leitura da imagem um elemento revitalizador de sua aprendizagem.
É necessário que o professor de Artes assuma uma nova postura, que seja alguém que estimule o pensamento, a autoria e a curiosidade, além de levar cada educando à sua própria reflexão.
Este educador deve ter uma postura de professor/mediador, pesquisador/provocador, que poderá estabelecer momentos de encontro da experiência estética com a experiência vivida pelo aluno.
É importante que se tenha uma clara compreensão do papel do professor como
mediador, para que ele possa elaborar maneiras de estimular os alunos a terem desejo de iniciar uma sucessão de investigações, descobertas, e também a ter coragem para tomar iniciativas de inventar e experimentar o desconhecido.

É importante que a escola esteja adaptada a esta realidade. Faz-se necessário um re-aprender a olhar, acrescentando novos saberes, fazendo inter-relações com as práticas sociais, promovendo um diálogo entre a produção do aluno e o que está acontecendo na sociedade.

A Arte Contemporânea por acreditar que  propicia ao aluno situações diversificadas e causa o estranhamento capaz de levá-lo a refletir sobre a arte, sobre o mundo em que vive e também sobre o seu papel no mundo.
Ao professor de arte cabe o papel de desafiar e não afirmar com verdades absolutas. Se antes dizíamos: "isto é uma obra de arte", hoje, o momento histórico nos leva a perguntar: "pode isto ser uma obra de arte? Por quê?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário