quinta-feira, 21 de julho de 2011

Escola Crítico Social de Conteúdos


        
         Surge no final dos anos 70 e início dos anos 80. Difere das demais escolas, pela ênfase que dá aos conteúdos, pois confrontando-os com a realidade social. Dá ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta. 
        Sua tarefa principal centra-se na difusão dos conteúdos, que não são abstratos, mas concretos. Cabe ao professor escolher conteúdos mais significativos para o aluno, os
quais passam a contribuir na sua formação profissional, visando à inserção do aluno no contexto social. Não basta que os conteúdos sejam bem ensinados, é preciso que
tenham significação humana e social. 
        O movimento das condições em que professor e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. A elaboração de uma pedagogia dos conteúdos está em propor ensinos voltados para a interação "conteúdos x realidades sociais". 
        É necessário que o aluno possa se reconhecer nos conteúdos e modelos sociais apresentados para desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente buscando ampliar as experiências e adquirir o aprendizado.  
        É preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. 
            Concluo que o que ainda permanece presente desta escola, em nossas escolas,  é a interação da arte com a realidade dos educandos e do local em que estão inseridos, sempre procurando relacionar propostas que venham de encontro com novos olhares, novas experiências, que barreiras possam ser rompidas.Acredito que sempre se aprende algo, e que principalmente nesta escola, vi uma ousadia, um linear diferente para as aulas de artes.
 
 
 
 
 

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