quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ensino de Artes - Panorama Histórico


        
        A arte-educação deve ser algo central ao curriculum escolar, porque ela pode promover meios de reflexão que venham de encontro aos interesses dos educandos. Na Teoria da Escola Crítico-Social de Conteúdos vem bem de encontro com esta proposta.
     Concordo que uma obra de arte, sob o ponto de vista contemporâneo, é mais um objeto simbólico do que puramente estético,pois a  interpretação depende em parte do que pode ser visto em si e em parte do contexto cultural.
         Penso que ousadias, lineares diferentes para as aulas devem ser dados.
    É fundamental investigar as habilidades e meios pelos quais os educandos encontram significados nas obras de arte bem como relacionam as obras de arte com os vários contextos.
      Não podemos esquecer que no momento político, e particularmente importante, da construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), houve a ameaça de eliminação da Arte no currículo escolar de 1º e 2º graus. Preocupados em melhorar a qualidade do ensino, arte-educadores buscaram aprofundar o pensamento teórico e explicitar os conteúdos da Arte para evitar sua retirada do currículo. O discurso oficial alegava que era necessário recuperar a educação brasileira "através dos conteúdos" e que "Arte não tem conteúdo".
     Ana Mae é muito feliz e realista, quando fala: "Precisamos continuar a luta política e conceitual para conseguir que a Arte seja não apenas exigida mas, também, definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo. Como a Matemática e as Ciências, a Arte tem um domínio, uma linguagem e uma história. Constitui-se, portanto, num campo de estudos específicos e não apenas em mera atividade. A anemia teórica é um dos males da Arte-Educação no Brasil, mesmo na Universidade."
     Desde 1996, os PCNs propostos pelo MEC figuram na pauta de discussões como um referencial importante para o professor. Sua função é orientar e garantir a coerência de políticas educacionais que propiciem melhor qualidade para o Ensino Fundamental, em todas as áreas.
     É crescente o número de professores que buscam maior interação com instituições culturais para viabilizar o acesso de seus alunos à produções artísticas.
      A formação de professores é questão-chave que ainda deixa muito a desejar. Além do número reduzido de arte-educadores habilitados, sobretudo nas séries iniciais, existem realidades bastante díspares.

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