sábado, 7 de novembro de 2009



“Ninguém ignora tudo.Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre.”
Paulo Freire
A escola estimula a leitura quando abre seus espaços para que os educandos possam manifestar seus pensamentos, podendo assim externar sua visão de mundo. Uma das grandes dificuldades de se trabalhar a leitura na escola, é o fato de muitos professores não saberem como trabalhar a
leitura, trabalhar um texto, como lidar com esta questão.
Penso que antes de se trabalhar/aplicar qualquer atividade que seja com os educandos é preciso saber seus saberes e suas dificuldades. Penso também que a maioria dos educandos não gosta de ler pelo simples fato de não saber ler, de ainda não estar familiarizado com a escrita, não esquecendo que o ato de ler esta associado ao ato de escrever.
O ler é um pressuposto para formação de idéias, para troca de idéias, para abrir a mente, para romper com fronteiras.
A escola estimula a leitura em todos os espaços, desde quando o educando canta um hino, até quando realiza uma pintura. Quando lê uma poesia, até quando escreve um bilhete.
Quanto ao professor ser um leitor, este não deixa de ser um leitor nunca, pois a questão que poderia nortear esta pergunta é “que tipo de leitor é o professor?” Ai teríamos várias respostas, vários perfis, várias justificativas, enfim, várias realidades.
A formação de um leitor competente é um dos objetivos maior da escola, pois a leitura é o maior instrumento para a construção do conhecimento. Despertar no educando o interesse pela leitura é o maior legado de um educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário