sábado, 7 de novembro de 2009



Uso das TICs
Não são poucos os questionamentos referentes aos meios e fins da instituição educacional, aliás educadores vivem fazendo estes questionamentos, mas não seria chegada a hora de educadores fazerem questionamentos a si próprio e de suas práticas, se condizem com os tempos em que estamos vivendo?
Acredito que com as novas tecnologias, o professor regular não tem vez e ele sabe disso, prova disso é a resistência que alguns educadores tem em fazer uso das novas tecnologias, pois não estão abertos a muitas vezes se depararem com situações em que o educando sabe mais que ele, chegando até a auxiliar este educador. Para que a informática possa significar o estímulo capaz de promover a inovação, e, com ela, a superação de importantes problemas, temos de identificar onde ela pode apresentar possibilidades verdadeiramente novas. Não basta aplicar a informática por aplicar e dizer que esta usando, mas sim usar de forma que realmente motive e possa dar novos olhares para nossos educandos.
Na nossa rede de Educação Municipal, há Sala de Recursos que é uma extensão do NAPPI, onde são atendidos educandos que apresentam dificuldades diagnosticadas de aprendizagem e portadores de necessidades especiais. Neste local o uso de TICs é usado como ferramenta básica de trabalho e podemos ver os resultados positivos a olhos nus, pois os educandos realmente apresentam progressos, cada um, lógico, em seu tempo.
Os esforços institucionais e humanos nossos processos de informatização devem ser compensados por uma prática pedagógica mais eficaz, resultando em uma aprendizagem mais significativa e capaz de responder positivamente às necessidades sociais e pessoais de nosso tempo.
Felizes de nós que podemos vivenciar estes momentos em que se pode ajudar na construção do novo.

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