segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL – Visão após os Filmes
Após o filme Leões e Cordeiros, tenho a visão de que o professor tentou despertar, ou melhor, tenta fazer com que seus alunos reflitam sobre suas opiniões, atitudes e que por si só possam perceber e refletir sobre suas leituras de mundo, e a partir destas leituras tenta lhes mostrar suas importâncias frente a tantos desafios e empecilhos para que haja realmente mudanças sociais e que todos somos responsáveis de uma forma ou de outra pelos rumos que tomados na sociedade, e acima de tudo também somos capazes de promover mudanças significativas na e para a sociedade.
O papel fundamental e fatal que a mídia acaba tendo em nossas vidas é algo muito forte neste filme, pois podemos fazer vários lincks com fatos reais e bem próximos a nós que acontecem e como refletem em nossas ações, enquanto cidadãos. A mídia ataca com doses homeopáticas e esporádicas que acaba conseguindo atingir seus objetivos, pois infelizmente as pessoas menos favorecidas acabam sendo bitoladas e manipuladas pela mídia. A jornalista retrata bem isto, pois demonstra várias vezes sua preocupação com os resultados que podem acontecer, a partir de sua matéria. Também , faço questão de citar a ética com que ela ainda acredita que possa existir, e que para ela realmente existe. Me refiro a ética com a verdades e as conseqüências das informações noticiadas.
Penso que leões todos acabamos sendo um dia, quem nunca foi um leão diante de seu educando? E quem nunca foi um cordeiro? Nesta questão não cabe analisar somente do ponto de vista educacional, mas sim do ponto de vista humano. Até que ponto somos responsáveis e permissíveis para que haja leões e cordeiros?
As reflexões se fazem necessárias para que mudanças possam acontecer. E caberia a nós enquanto educadores fazer o papel não de formadores, mas o de auxiliar pessoas a pensar, refletir, questionar, permitir-se erra e aprender com seus erros e não sentir culpa pelos erros, mas sim orgulho de ter tentado a mudança. Com pequenos passos com certeza vamos conseguir grandes resultados, mas estes, devem vir de dentro pra fora. Não adianta querer mudar o mundo enquanto não consigo auxiliar estas pequenas pessoinhas que estão na minha frente todos os dias de segunda a sexta-feira.
Quando o professor afirma que: “Professores são vendedores de seus alunos para eles mesmos.”, penso que sim pois quando um professor investe, acredita em seu educando esta apostando nele, mostrando que ele é capaz, fazendo com que este educando se conheça\reconheça enquanto ser atuante no mundo ao qual esta inserido.
A corrupção esta instalada de uma forma muito clara no cotidiano de todos nós, basta abrir jornais ou ligar a televisão para se deparar com estes fatos. Através do conhecimento é possível mudar este patamar, mas um conhecimento que deve ser descoberto dentro de cada um de nós e não um conhecimento imposto, onde é ensinado o que fazer. Não precisamos ensinar o que fazer e sim ensinar a pensar\refletir, só assim estaremos ensinando para que fazer.

A realização da professora frente a diferença que via estar fazendo na vida de suas alunas, foi muito importante e fundamental. Saber respeitar o espaço, caminhada e o tempo de cada educando também.
Penso que as mudanças só foram possíveis porque estavam lidando com questões que faziam parte da vida das alunas. A professora não procurou mudar as visões, nem impôs as suas, mas ensinou a pensar, a refletirem e verem o que queriam, pensar no futuro.
Novos muros foram quebrados para substituir idéias. Estes muros foram rompidos com muito custo, mas a disposição, a segurança em si, em quem era. Seus objetivos naquela faculdade eram bem claros, sabia muito bem o que queria alcançar.
Descobri que para ser professor no contexto atual é principal acima de tudo, saber quem sou eu? Porque estou aqui? O que quero?
Saber fazer a leitura de mundo da minha classe e interligar isto tudo com minha sala de aula, o currículo que preciso dar conta e suas relevâncias na vida de meus educandos. Sabendo que haverá conseqüências, das minhas ações, não importando se são boas ou ruins o importante mesmo é o movimento que estarei gerando.A busca da verdade além das tradições definidas, além das imagens.
Tudo isto é saber fazer a diferença na vida dos educandos, nunca devemos esquecer que EDUCADORES, nunca são esquecidos. Cabe a cada um a forma que quer ser lembrado.

Quem sabe faz a hora não espera acontecer é uma frase de uma música muito conhecida e que realmente tem um significado muito forte, ou pelo menos deveria ter. Mas, será que não cabe, a nós enquanto educadores fazer a hora e não esperar acontecer?
Tomar consciência e questionar nossa posição frente aos educandos é sair do lugar de sujeito passivo e ocupar o lugar de sujeito ativo, pois nunca devemos esquecer que a escola veicula, faz circular informações, promove e estimula o desenvolvimento de habilidades, de reflexões, vivências, de ações que realmente possam fazer a diferença na vida de nossos educandos.
A escola é a instituição que tem por objetivo promover a educação. Em cada contexto sócio-histórico, configura-se um projeto de educação a ser realizado e determinam-se as relações estabelecidas entre os grupos que a compõem.
Refletir sobre o contexto escolar envolve compreender as relações sociais e históricas nas quais se encontra a escola. É nesse contexto de desafios que as políticas educacionais podem contribuir ao divulgarem os problemas mundiais e especialmente pela difusão de conhecimentos que muitos educadores deveriam usufruir para atingir o principal foco da educação e das instituições de ensino: a aprendizagem e o bem estar de nossos alunos, sendo respeitadas suas potencialidades, limites, o seu eu enquanto cidadão.

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