quinta-feira, 21 de julho de 2011


PCN - ENSINO MÉDIO
 
”O ensino de arte no ensino médio deve contribuir para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos estudantes, e para o exercício da cidadania e da ética construtora de identidades artísticas. Esse fortalecimento se faz dando continuidade aos conhecimentos de arte desenvolvidos na educação infantil e fundamental em artes visuais, dança, música e teatro, ampliando saberes para outras manifestações, como as artes audiovisuais.” (PCN – EM)

Ao final do ensino médio, os educandos devem ser capazes de realizar produções artísticas individuais e/ou coletivas, sendo capaz de analisá-las formal e esteticamente, de refletir sobre elas, de apreciá-las e de compreender seus processos de criação e suas diferenças materiais e conceituais. É importante, ainda, que saibam valorizar o trabalho dos profissionais e técnicos das expressões artísticas, dos profissionais da crítica, da divulgação e circulação dos produtos de arte, bem como seus critérios de construção.
A principal meta do ensino de Artes Visuais hoje é ajudar os educandos que passam pela escola a entender criticamente a sociedade e a cultura. Arte/Educadores contemporâneos defendem também a idéia de que o ensino da Arte é um poderoso instrumento para resgatar a auto-estima, fortalece a identidade, ao mesmo tempo em que pode contribuir e propiciar a inclusão social e a educação para a cidadania e a democracia, o que inclui a preparação dos educandos para as profissões relacionadas com as visualidades. Além da construção de mundos reais e imaginários e de educar para uma compreensão crítica da realidade, os meninos e meninas que freqüentam o ensino fundamental na sociedade contemporânea, podem sonhar com um mundo melhor.
Se a finalidade principal da educação em Artes Visuais no ensino fundamental (ao lado das outras disciplinas do currículo escolar) é ensinar os estudantes a compreender criticamente o mundo que os rodeia, o universo de Artes Visuais também se amplia. A arte feita pelos artistas é apenas uma parte de nosso campo de estudos. O foco também vai para a cultura popular e a arte do cotidiano. As tendências pedagógicas atuais apontam para o estudo crítico do universo da Cultura Visual em geral. Ao se valer, por exemplo, de outras imagens e objetos da Cultura Visual, tais como quadrinhos, jogos eletrônicos, propagandas de TV, filmes, etc. os professores adentram o mundo simbólico e visual dos estudantes, se aproximando cada vez mais dos objetivos do ensino de Artes Visuais na contemporaneidade.
No ensino fundamental, a base de formação em arte deve ter sido sólida o suficiente para que, no ensino médio, os alunos tenham possibilidade de saberem e participarem de outras manifestações artísticas como, por exemplo, cinema de animação, vídeo-arte, multimídia artística, dentre outras das artes audiovisuais e informáticas.
Objetivos:
• Reconhecer a arte como área de conhecimento autêntico e autônomo, respeitando o contexto sócio-cultural em que está inserida.
• Apreciar a arte nas suas diversas formas de manifestação, considerando-a elemento fundamental da estrutura da sociedade.

• Compreender a arte no processo histórico, como fundamento da memória cultural, importante na formação do cidadão, agente integrante e participativo nesses processos.

• Proporcionar vivências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas.


• Conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de arte, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.


• Respeitar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções, identificando, relacionando e compreendendo a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.

• Conhecer, respeitar e poder observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Conhecer a área de abrangência profissional da arte, considerando as diferentes áreas de atuação e características de trabalho inerentes a cada uma.

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