segunda-feira, 2 de maio de 2011



Acredito que as Tecnologias tem auxiliado sim e muito nos processos de ensino aprendizagem, mas também penso que é preciso ter iniciativa e ousadias, para que vários processos de aprendizagem possam ser disponibilizados, sem medos nem receios.

Lembro de alguns anos atrás, minha mãe era professora na Educação de Jovens e Adultos(foi uma das pioneiras), na rede municipal de São Leopoldo, não me recordo bem qual a situação, mas enfim, ela e seus alunos fizeram contato com uma turma de EJA, na Bahia. Trocaram várias cartas com suas experiências de culturas e numa destas cartas, trocaram receitas. Os educandos da Bahia fizeram nosso famoso carreteiro e ela e seus alunos fizeram aqui uma comida típica da Bahia, que também não me recordo qual foi.

Tiraram fotos, fizeram relatórios da experiência e a troca entre eles continuou um bom tempo.

Cresci vendo crianças e adultos aprendendo vivendo suas vidas e tendo experiências, valorizando tudo que é possível.

Penso que um espaço físico bem amplo seria muito bom, tendo em vista que o espaço das salas de aula é tomado por classes e cadeiras, em sua grande maioria.

Um blog para que eles pudessem olhar suas produções, postar, visitar, enfim, ser um agente de criação e ação além da troca que seria possível com os demais blogs.

Impares matérias e acessórios para que pudéssemos criar inúmeras atividades.

Uma sala de aula sem classes, sem muros, sem limitações, o limite seria o respeito entre todos e a vontade de estar neste ambiente.

Na minha sala de aula permito o uso de telefone, afinal de contas, o modo de usar um telefone também é uma aprendizagem de vida e muito útil. A calculadora também uso em muitos casos, os educandos sabem apenas somar e diminuir e não sabem usufruir os demais serviços que uma calculadora disponibiliza.

A questão do email também uso, pois a maioria de meus educandos tem computador e internet em casa, assim estou sempre em contato com os pais tanto quanto com os alunos.

Em prática mesmo o que seria uma sala de aula ideal, no meu ponto de vista, seria um computador para cada um e acessos entre si, um dataschow, mas não deixaria de lado caderno, lápis, borracha, enfim, os materiais escolares, pois penso que estes não podem nem devem ser substituídos na vida escolar, principalmente os livros que foram e sempre são ferramentas indispensáveis em qualquer sala de aula. Não me refiro a livros didáticos mas sim livros literários.

A disponibilidade de computadores portáteis pessoais cria-se um conjunto de oportunidades que permite pensar em cenários de aprendizagem diversos – mantendo sempre a idéia muito latente, de que a parte importante deste esforço é a dimensão pedagógica e não a dimensão tecnológica.

O aproveitamento pedagógico, com as TICs e outras tecnologias, é oportuno, desde uma vez que se possa reverter positivamente a favor das aprendizagens dos alunos. Isto não significa apenas integrar os computadores em atividades curriculares específicas mas inclui também procurar criar ambientes de aprendizagem estimulantes, abertos, que apelem à autonomia e responsabilidade dos alunos e ao assumir um papel ativo, por parte dos mesmos nas suas aprendizagens e nas aprendizagens dos colegas – e em que os computadores constituem recursos de trabalho que potenciam a colaboração e a partilha.

























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